7 hábitos saudáveis para adotar na sua rotina de trabalho

hábitos saudáveis

7 hábitos saudáveis para adotar na sua rotina de trabalho

A rotina de trabalho costuma ser muito estressante para a maioria das pessoas, mesmo quando você trabalha com aquilo que ama. Entretanto, adotar hábitos saudáveis contribui para o controle de toda a pressão que envolve a vida profissional.

É muito importante que as empresas tenham cada vez mais consciência disso e que gestores estimulem os colaboradores a adotarem essas boas práticas.

Quer entender melhor esse assunto? Então continue lendo!

Importância de hábitos saudáveis no trabalho


Segundo um
estudo divulgado no final de 2019, o trabalho é umas das principais causas de doenças e do sofrimento psíquico. 

Existe uma grande sobrecarga associada a essa atividade, seja pela necessidade de corresponder expectativas do chefe ou pelo desemprego, por exemplo.

Em outras palavras, há diferentes níveis de preocupação com relação à carreira e isso faz com que o desempenho profissional se torne motivo de estresse constante.

Lidar com isso é uma tarefa bem complexa e que não pode ser resolvida de uma hora para a outra. Porém, adotar gradativamente ações coordenadas e criar hábitos saudáveis é uma forma eficiente de minimizar esses impactos negativos.

Hábitos saudáveis para adotar agora


Seja no trabalho presencial ou no home office, a disciplina e o autocuidado são as melhores ferramentas para conquistar hábitos saudáveis e que impeçam o trabalho de se tornar seu inimigo.

Tenha isso em mente e coloque as seguintes dicas em prática:

1. Movimente-se


O sedentarismo é um dos fatores agravantes à saúde, sendo apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o quarto maior fator de risco de mortes no mundo. Isso se explica pela sua relação enfermidades com doenças como diabetes, câncer de mama, de cólon e também doenças cardiovasculares.

Porém, o sedentarismo não se limita à prática de exercícios. Movimentar o corpo durante o dia, mudar os hábitos e atitudes simples do dia a dia já constituem o primeiro passo para começar a ser mais saudável.

Para isso, evite ficar muito tempo sentado, em uma mesma posição. Estimule a circulação sanguínea ao levantar para pegar um café, subir escadas ou até conversar com alguém. Começar o dia se alongando também é uma ótima dica.

2. Fique atento a ações de SST


Para quem trabalha em frente ao computador e passa muitas horas olhando para a máquina, existem medidas de
ergonomia que devem ser respeitadas, assim como outras determinações de programas de Segurança e Saúde do Trabalho. É importante dizer que elas são pensadas de forma a prevenir acidentes e doenças ocupacionais

3. Alimente-se bem


Uma alimentação adequada deve ser equilibrada e distribuir nutrientes em todas as refeições do dia, desde o café da manhã até o jantar. Além de prezar pela saúde, esse cuidado também contribui para uma produtividade maior no trabalho. 

No entanto, a rotina corrida faz com que muitas pessoas usam a falta de tempo como desculpa para justificar a má alimentação. Uma forma de evitar essa desordem é se programar com antecedência e sempre levar comida de casa para o trabalho, por exemplo.

O importante é sempre ter controle do que está sendo ingerido, evitando refeições pouco saudáveis ou muito volumosas.

4. Hidrate-se


A hidratação é fundamental para o corpo. Geralmente só lembramos da água quando estamos com sede, e isso não é o ideal. A sede já é um sinal de desidratação, por isso devemos evitar que o corpo chegue ao ponto de pedir por líquido.

Sendo assim, é importante fazer da ingestão de água um hábito, para que as células do corpo se mantenham saudáveis, a temperatura corporal se mantenha regulada, os órgãos tenham bom funcionamento e as toxinas, eliminadas. 

Esse cuidado precisa ser redobrado nos dias mais quentes e secos, mas nos dias frios é igualmente importante ter atenção e manter o consumo regular. Uma dica é sempre levar consigo uma garrafinha cheia, que facilitará a ingestão ao longo do dia.

5. Cultive suas relações


As relações interpessoais são outro aspecto essencial para a saúde do ser humano, que é extremamente sociável. Dessa forma, se dar bem com os colegas de trabalho é essencial para o bem-estar laboral.

Pequenas atitudes podem contribuir para o fortalecimento desses relacionamentos. Busque reconhecer o esforço dos colegas e oferecer ajuda, se puder. 

Assim, a confiança vai sendo construída e fortalecida ao longo do tempo, dando a você uma fonte de apoio quando precisar e garantindo a sensação de pertencimento ao grupo.

6. Desacelere e faça pausas


Com a quantidade de tarefas diárias, muitas vezes fazemos as coisas no automático e nem percebemos o tempo passar. A pressão por cumprir com determinadas tarefas nos faz passar horas na mesma posição, esgotando a concentração e a criatividade.

Por isso é importante respeitar os próprios limites, fazendo pausas e deixando a mente vagar para outros lugares, longe do trabalho. Essa simples atitude já contribui muito para evitar o estresse ocupacional, que pode levar a problemas mais graves como a Síndrome de Burnout.

7. Cuide da sua saúde mental


No mundo moderno, a ajuda profissional para cuidar da
saúde mental é algo necessário. É absolutamente normal, visto que há situações em que buscar respostas sozinho não é suficiente. 

Um profissional saberá conduzir técnicas que te ajudarão a se entender melhor, lidando com problemas mais complexos da melhor forma possível. A consequência disso é a garantia do bem-estar e bom desempenho no trabalho.

 

Gostou dessas dicas de hábitos saudáveis? Veja também como prevenir o estresse ocupacional durante o home office.

Compartilhe

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.