Como otimizar o processo de contratação da sua empresa

processo de contratação

Como otimizar o processo de contratação da sua empresa

O processo de contratação dentro de uma empresa costuma ser uma tarefa árdua e que causa cansaço físico e mental só de pensar nele.

Afinal, procurar um profissional qualificado e que se ajuste aos valores do negócio é um processo detalhista e exaustivo. Não há como ser rápido, visto que é de uma responsabilidade imensa.

Selecionar a pessoa errada pode acarretar problemas futuros, por isso é preciso ter cuidado na avaliação das habilidades e competências, além do perfil comportamental de cada candidato.

A filtragem de exigências para o cargo é apenas uma das etapas que envolve o processo de contratação, muitas outras medidas devem ser implementadas para que a seleção e contratação ocorram com a agilidade necessária para não prejudicar as operações da empresa.

A boa notícia é que sim, é possível tornar o processo de contratação da sua empresa mais otimizado. No texto de hoje vamos te dar algumas dicas sobre isso, além de enfatizar a importância de investir na melhoria dessa etapa tão importante da gestão empresarial.

Importância de um processo de contratação mais eficaz


Não há como encontrar os melhores profissionais para atuarem nas equipes internas sem um processo seletivo
bem coordenado. Ou seja, não como fugir de um processo de contratação mais criterioso.

O lado bom é que todo o esforço vale muito a pena. 

Ao encontrar aquele talento ideal para sua empresa, com as habilidades e competências que seu negócio precisa e com o fit cultural de encaixe perfeito, dificilmente você terá problemas com turnover e improdutividade.

Um corpo de profissionais que combina com a empresa é um dos pilares para um empreendimento criativo e de sucesso, já que o fluxo e trabalho se dá de forma mais adequada.

Portanto, é essencial estruturar o processo de contratação de forma estratégica, visando conquistar um resultado de qualidade e em menor tempo.  

Como otimizar o processo de contratação?


Como vimos, melhorar o processo de contratação não só evita um desgaste físico e mental, como também
economiza o tempo gasto para selecionar um bom profissional.

Otimizar significa obter o melhor resultado em menos tempo. Mas então, como fazer isso?

Confira as dicas úteis que separamos para você:

Tenha definido um perfil de profissional para sua empresa


Uma primeira dica para otimizar o processo de contratação é elaborar um perfil de profissional que se adeque ao da empresa.

Isso significa pensar detalhadamente sobre um perfil com competências relacionadas a conhecimentos, habilidades, hábitos, atitudes, entre outros aspectos que sejam necessários para uma admissão mais proveitosa para o negócio.

Ao delimitar os requisitos técnicos necessários para o exercício das funções da vaga e avaliar as competências desejáveis, a empresa estará criando um guia para o recrutamento e seleção.

Outro aspecto a ser pensado é o da cultura organizacional. O engajamento com a cultura é essencial para o alinhamento de profissionais com o negócio e também é um fator que diz muito sobre o quanto o colaborador se sentirá confortável dentro do seu ambiente de trabalho.

Tendo todas essas projeções mais organizadas, será muito mais fácil encontrar pessoas adequadas não apenas para o cargo em específico, mas para se ajustar aos propósitos e objetivos da empresa de forma geral. 

Estude cada tipo de contratação


No Brasil existem diversos modelos de contratação, como efetivo, temporário, estagiário, menor aprendiz e autônomo. 

Cada uma dessas modalidades requer documentação específica, assim como impostos e normas diferentes, que precisam ser analisadas com cuidado para que a empresa esteja em conformidade com a lei.

Ao definir qual dos tipos é ideal para a vaga para qual sua empresa vai abrir um processo de contratação, estude bem sobre as obrigações da sua empresa nessa jornada. 

Além de confirmar se realmente aquele modelo pode ser mais vantajoso, isso evita atrasos na finalização no processo ou problemas burocráticos no futuro.

Tenha uma equipe de recrutamento capacitada


O recrutador e toda a equipe de recrutamento e seleção devem ser pessoas devidamente capacitadas para que o processo de contratação ocorra da melhor forma possível.

Essas pessoas são treinadas para ter a postura necessária para conduzir as atividades de forma a contribuir para uma coleta mais proveitosa de informações dos candidatos.

Isso inclui fazer as perguntas certas, que estimulem os candidatos a se abrirem mais, além de proporcionarem um ambiente agradável para os mesmos, que estarão conhecendo a empresa.

A análise das competências, experiências profissionais e anseios de cada profissional deve estar de acordo com o perfil elaborado para a vaga, e um recrutador capacitado saberá identificar essa compatibilidade sem muita dificuldade.

Utilize a tecnologia a seu favor


A
tecnologia é hoje uma grande aliada na otimização do processo de contratação. Isso porque já existem soluções muito eficazes para todas as etapas dele.

Por exemplo, sua empresa pode utilizar um filtro de seleção online que, conforme a vaga for recebendo candidatos, eles já são ordenados de acordo com o perfil que sua empresa estabeleceu como ideal para a vaga.

Para conhecer melhor os profissionais que passam para a etapa de entrevista e conseguir personalizar ainda mais essa fase do processo, há a possibilidade de aplicar testes online com perguntas mais gerais.

Candidato selecionado? Ótimo! Mas a finalização do processo também é bem burocrática e automatizar essa demanda também é uma excelente estratégia. Ou seja, nada de pilha de papéis! 

Já existem no mercado softwares específicos que tornam o processo de contratação mais integrado e ágil para a empresa, permitindo que toda a documentação seja digitalizada, armazenada e enviada em um clique.

Contrate uma empresa especializada


Se você chegou até esse trecho do texto, com certeza já se convenceu de que otimizar um processo de contratação não é fácil, pois exige muito trabalho e até investimento em ferramentas tecnológicas.

Muitas dúvidas podem surgir durante essa adaptação, e se sua empresa não conta com um especialista no assunto, as coisas podem acabar não saindo como o esperado.

Pensando nisso, existem empresas no mercado que são voltadas especialmente para atuar na consultoria de todo o processo de contratação, fazendo as escolhas certas e alcançando uma alta performance.

Desde a definição do perfil ideal de candidato para a empresa até o cumprimento das obrigações legislativas, a consultoria poderá oferecer o melhor suporte e estratégias de inovação mais recentes no mercado atual.

 

Gostou das nossas dicas de como otimizar seu processo de contratação? Confira também como nossa plataforma potencializa o Employee Experience.

Compartilhe