Quais tipos de seguro devo avaliar para o meu negócio?

tipos de seguro

Quais tipos de seguro devo avaliar para o meu negócio?

Seja para empresas grandes, médias ou pequenas, a avaliação dos tipos de seguro disponíveis no mercado é essencial para determinar de que tipo de proteção seu negócio realmente precisa.

No momento de escolha e contratação de um seguro, uma perspectiva que ajuda muito é pensar sobre qual o real impacto que um determinado sinistro causaria ao seu empreendimento. 

Juntamente a isso, outros fatores podem ser utilizados como aspecto de decisão, como o próprio porte da empresa, materiais e equipamentos contidos nela, sua localização, número de funcionários e até a estratégia de forma geral.

Avaliar todos esses pontos é necessário, já que eles podem influenciar diretamente na amplitude da cobertura do seguro escolhido e, consequentemente, o valor pago à seguradora.

Independente dos fatores isolados, a única certeza que o empresário deve ter é que o negócio precisará de alguma proteção contra sinistros, evitando prejuízos financeiros e garantindo a segurança de seus colaboradores.

Importância do seguro para empresas


O seguro empresarial é uma
proteção contra diversos riscos que um empreendimento pode apresentar. Em caso de perdas, ele reúne várias coberturas em uma apólice que fornecem indenizações aos empresários em caso de problemas acidentais, prevenindo perdas.

Investir no seguro empresarial é o ideal para a proteção do negócio, garantindo que ele permanecerá em funcionamento mesmo em caso de algum imprevisto

É uma medida que fornece mais controle e segurança ao negócio.

Tipos de seguro para empresas


Vamos mostrar agora os principais tipos de seguro para empresas, que atuam como reforço para que as companhias possam
seguir com suas operações com tranquilidade, contando com uma proteção em situações inesperadas.

Como dito no início do texto, quais deles são ideais para sua empresa é uma escolha que depende de fatores específicos do seu negócio.

Seguro de Proteção Patrimonial


Um dos tipos de seguro mais importante, sem dúvidas, é o de proteção patrimonial. Ele representa uma necessidade para qualquer porte e segmento. 

Dentro dessa categoria, há seguros que ficam a critério do empresário, porém alguns, como o seguro contra incêndio e acidentes de trabalho, são obrigatórios no Brasil e, quando não cumpridos, acarretam multas e até mesmo a impossibilidade de funcionamento.

Os opcionais, como o seguro contra roubo, por exemplo, também merecem uma avaliação minuciosa, pois muitas vezes são os responsáveis por salvar o empreendimento em casos de impactos fortes provocados por sinistros inesperados.

Eles permitem que a empresa consiga se recuperar mais rapidamente.

Seguro de Responsabilidade Civil


Este é um dos tipos de seguro empresarial, mais voltado para os
negócios que prestam serviços a terceiros

Seja prestando serviços diretamente ao consumidor ou a outra empresa, há sempre uma ameaça de erros e falhas na execução do trabalho para terceiros. 

Ou seja, se sua empresa presta serviço com maquinário de terceiros ou se foi contratada para trabalhar em ocasiões pontuais, tenha em mente que essa opção de seguro vai garantir não apenas a sua segurança, como a de todos envolvido com o resultado do seu trabalho.

Em caso de algum problema, as indenizações e reembolsos permitem que o funcionamento da empresa não seja comprometido

Profissionais e tipos de negócio que geralmente contratam esse tipo de seguro, são, por exemplo:

  • agências de turismo;
  • construtoras;
  • agências de publicidade e marketing;
  • advogados;
  • empresas de consultoria;
  • contadores;
  • engenheiros e arquitetos;
  • médicos e dentistas;
  • instituições de ensino;
  • produtoras de eventos.

Seguro para Estagiários


O seguro para estagiários também está entre os tipos de seguro mais contratados por empresas. Essa modalidade de proteção para estudantes que atuam em empresas se tornou obrigatório em 2008, através da
Lei nº 11.788/08

A chamada Lei do Estágio determina que é de responsabilidade da empresa a contratação do seguro, garantindo a tranquilidade desta categoria que não tem os mesmos direitos de colaboradores efetivos na empresa.

Seguro Saúde e Odontológico


O seguro saúde e odontológico é uma forma de cuidado que a gestão adota para com seu
capital humano, que hoje, como sabemos, é tão importante para o sucesso de uma empresa.

Essa modalidade inclui uma cobertura de planos que garantem que os profissionais possam trabalhar saudáveis, felizes, motivados e confiantes.

Seguro de Vida


O
seguro de vida empresarial visa proteger ainda mais o colaborador. Ele vai além do seguro saúde, pois garante ao profissional que sua família também está financeiramente protegida em caso de algum acidente que interrompa sua vida.

Esse é um dos tipos de seguro que mais atrai e retém talentos, pois é muito valorizado por qualquer trabalhador.

Sua cobertura pode ser básica (para morte natural ou acidental) ou personalizada de acordo com cada caso (para o caso de invalidez parcial ou total, incapacidade temporária, assistência funeral, etc).

Seguro de Frota


Se sua empresa tem uma frota específica, ou seja, automóveis que os colaboradores utilizam na rotina de trabalho, esse é um
tipo de seguro essencial.

Sabe-se que o assalto a veículos e roubo de cargas ainda é um problema preocupante no Brasil. Além do prejuízo financeiro, há todo o risco em torno da segurança dos gestores e colaboradores que fazem uso da frota.

O seguro para frota protege os veículos da empresa e aqueles que a utilizam para trabalhar, cobrindo problemas como colisão, incêndio, roubo, furto, acidentes pessoais, entre outros.

Capital de Giro


O capital de giro é um seguro que atua como um fundo para a empresa. Ele compreende aquela quantia em caixa que é essencial para que a empresa
funcione plenamente, mesmo em situações de crise ou períodos de sazonalidade, por exemplo.

Baixa de lucros e orçamento apertado são condições pelas quais qualquer empresa pode passar. Mas pensar nesses eventuais problemas e em maneiras de proteger ativos do negócio para lidar com tudo isso é essencial.

Os planos variam e podem garantir diferentes porcentagens desses ativos.

Seguro D&O


O seguro D&O, também chamado de  contrato de seguro de responsabilidade civil para administradores de sociedades é direcionado para os
altos executivos das empresas.

Ele tem como objetivo proporcionar proteção ao ato de gestão, cobrindo diversas situações nas quais a administração possa vir a ser responsabilizada.

A valorização da compliance, da governança corporativa e de benefícios para executivos são as razões pelas quais esse modelo de seguro vem sendo cada vez mais adotado.

Ele protege diretores, membros do conselho de administração, membros do conselho fiscal, procuradores com poderes de gestão, advogados da empresa e gestores.

 

Esses são os tipos de seguro mais importantes para uma empresa. Confira também o que é um plano de previdência e quais as vantagens de oferecer esse benefício a seus colaboradores.

Compartilhe

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.