Seguro de vida empresarial: quais as vantagens de contratar?

seguro de vida empresarial

Seguro de vida empresarial: quais as vantagens de contratar?

O seguro de vida empresarial é uma medida muito importante, não apenas para garantir as conformidades legais com as quais o negócio precisa cumprir, mas também para garantir a segurança do seu capital humano.

O seguro de vida empresarial também atua como um benefício muito atraente, que agrega valor para a empresa e faz com que profissionais considerem fazer parte daquela organização.

Com ele, os colaboradores e sua família têm a certeza de que estão financeiramente protegidos no caso de algum imprevisto, como morte ou incapacitação para a execução do trabalho. 

Essas são situações pelas quais ninguém quer passar, obviamente, mas uma empresa que se mostra preocupada até mesmo com esses detalhes, com certeza está muito bem preparada.

Se você ainda está em dúvida se vale a pena contratar um seguro de vida empresarial e não sabe quais as vantagens que implicam esse investimento, preparamos este texto com as principais informações para acabar de vez com sua incerteza. Confira!

O que é o seguro de vida empresarial?


O seguro de vida empresarial, coletivo ou em grupo, é conhecido como uma
modalidade de proteção que só pode ser adquirida por organizações como empresas, sindicatos ou conjunto de pessoas com ligações em comum.

A principal diferença desse modelo para o individual está na vantagem de custo, o tipo de apólice e também na figura do representante dos segurados, que pode ser o próprio empregador ou um agente externo especializado.

O benefício de seguro de vida empresarial, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não está restrito a casos de morte. Dependendo do acordo firmado pela empresa, ele pode cobrir diversas situações, como:

  • Assistência emergencial: para o caso de serviços úteis para a própria empresa, como viagens nacionais e internacionais;
  • Despesas médico-odontológicas: em casos de acidentes com o segurado;
  • Prêmio de vida antecipado: para segurados com doenças crônicas ou terminais, quando o valor da indenização pode ser recebido ainda em vida;
  • Incapacidade temporária: renda diária destinada ao colaborador que precise se afastar temporariamente do trabalho;
  • Assistência funeral: em caso de morte, a família do segurado fica isenta de burocracias e custos com o funeral.

O benefício é obrigatório?


Segundo a
Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que regulamenta a relação entre contratante e contratado através de leis e diretrizes, não há nenhum tópico que defina a obrigatoriedade de um seguro de vida empresarial.

Por outro lado, há convenções sindicais e acordos coletivos que, para determinadas áreas, fazem dessa uma responsabilidade necessária. Setores como o de construção civil, por exemplo, naturalmente lidam com situações de risco diariamente, o que torna benefício essencial.

Alguns outros setores que costumam exigir o benefício, são:

  • postos de combustíveis;
  • funcionários de condomínios;
  • comércio de alimentos no varejo;
  • serviços como bares, padarias, buffets, churrascarias, pizzarias e restaurantes;
  • hotelaria, motéis e hospedagem;
  • profissionais de contabilidade;
  • profissionais da área de educação;
  • motoboys e outros entregadores;
  • serviços relacionados a panificação e confeitaria;
  • indústrias têxteis e de vestuário;
  • indústrias de louça, porcelana de barro ou cerâmica;
  • instalação e manutenção de redes de telecomunicação;

Para saber se o seguro de vida se enquadra como obrigatório na sua empresa, é ideal verificar junto ao sindicato e à legislação da região, pois em alguns estados específicos do país há outras categorias que também se enquadram na obrigatoriedade.

Independentemente da obrigatoriedade ou não, o benefício é atraente para qualquer tipo de profissional, em qualquer fase da vida. Daqueles com grandes famílias até os mais novos e sem dependentes, todos buscam segurança e tranquilidade para o caso da necessidade de algum afastamento temporário.

Vantagens do seguro de vida empresarial


Um seguro de vida empresarial, como pudemos ver, fornece a tranquilidade que qualquer profissional busca quando tenta uma vaga de emprego. Mas, sem dúvidas, é uma enorme responsabilidade que a empresa assume, além dos gastos que ela representa.

Então, por que investir no seguro de vida empresarial? Vejamos algumas das vantagens:

Retenção de talentos


O seguro de vida empresarial é um benefício que não se encontra em qualquer empresa. É uma segurança a mais para o profissional, que sai de sua casa todos os dias para dedicar horas do seu dia ao sucesso de uma empresa.

Sem dúvidas, qualquer profissional vai pensar muito antes de abandonar um cargo em uma organização que demonstra tanta responsabilidade por seu bem-estar e integridade física. 

Reter talentos em tempos de tanta competitividade não é fácil, mas com o seguro de vida empresarial, a gestão já está a vários passos à frente nesta disputa de mercado.

Motivação de colaboradores


Para quem tem uma família grande e totalmente dependente, fica bem difícil trabalhar tranquilo sabendo que o sustento de outras pessoas estará em risco se algo lhe acontecer.

Essa é, como sabemos, a realidade de muitos trabalhadores e trabalhadoras no Brasil. Um seguro de vida empresarial é o que pode mudar essa preocupação, transformando-a em um ferramenta motivadora para focar nas atividades e entregar o melhor desempenho.

Prevenção contra ações trabalhistas


O seguro de vida empresarial também é uma forma de proteger o próprio negócio de possíveis
ações trabalhistas

Para o caso de qualquer acidente, o colaborador terá apoio para lidar com o problema, de maneira ordenada e sem exaltação dos ânimos. Em casos de confusão, a empresa pode acabar sendo responsabilizada pela situação, tendo que arcar com despesas jurídicas desagradáveis.

O benefício, assim, acaba sendo uma forma de tranquilizar a própria gestão do negócio.

Ótimo custo-benefício


O custo-benefício de um seguro de vida empresarial é
ótimo se comparado à planos individuais. Além disso, o valor gasto com um seguro é muito mais vantajoso se comparado ao gasto destinado a imprevistos pontuais.

Em outras palavras, permanece a lógica de que prevenir é melhor do que remediar.

Mais credibilidade para o negócio


Empresas que apostam no seguro de vida empresarial automaticamente têm mais
credibilidade no meio profissional, visto que os colaboradores encaram esse benefício como uma valorização do capital humano, sendo, consequentemente, considerada uma ótima organização para se trabalhar.

 

Gostou das vantagens do seguro de vida empresarial? Não deixe de conferir também como promover um ambiente de trabalho saudável.

Compartilhe

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.