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5 melhores benefícios corporativos para oferecer na sua empresa

  • 27/09/2024
  • Por Samarony Batista
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Os benefícios corporativos são recursos estratégicos oferecidos aos colaboradores com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida e agregar valor além do salário. Eles podem ser entregues de diversas formas, normalmente são como alimentação, transporte, educação, lazer e saúde.

Alguns benefícios são obrigatórios, como vale-transporte, 13º salário, férias remuneradas e FGTS, conforme previstos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

No entanto, são os benefícios não obrigatórios (também chamados de flexíveis) que realmente chamam a atenção dos colaboradores. Esses benefícios mostram que a empresa se preocupa com o bem-estar de sua equipe, indo além do que a lei exige.

Entre os principais benefícios flexíveis, podemos citar:

  • Vale-refeição;
  • Vale-alimentação;
  • Plano de saúde;
  • Assistência médica ou seguro de saúde;
  • Plano odontológico;
  • Participação nos lucros e resultados (PLR);
  • Bolsas de estudo;
  • Auxílio home office;
  • Vale-cultura.

Uma gestão eficaz desses benefícios impacta diretamente a vida dos colaboradores, melhora a competitividade da empresa e fortalece sua imagem como empregadora.

Por que oferecer benefícios corporativos?

Os profissionais estão cada vez mais seletivos, e com razão, na escolha de onde desejam trabalhar e, frequentemente, a falta de um pacote de benefícios atrativo é motivo de despriorização na hora da escolha da empresa.

Em um contexto em que flexibilidade, autonomia e qualidade de vida são cada vez mais valorizados, os benefícios corporativos tornam-se uma maneira concreta de a empresa oferecer essas vantagens.

Isso promove um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e contribui para o aumento da produtividade e satisfação dos colaboradores. Além disso, oferecer benefícios de qualidade fortalece a estratégia de employer branding da empresa.

Um time que se sente valorizado tende a ser mais engajado, a colaborar melhor com os colegas e a ver valor nas lideranças, o que resulta em um clima organizacional mais harmonioso e produtivo.

Os 5 melhores benefícios corporativos

Agora que entendemos a importância dos benefícios corporativos, vamos aos cinco melhores que você pode implementar em sua empresa para garantir um time mais satisfeito e produtivo.

Plano de saúde

O plano de saúde é um dos benefícios mais valorizados pelos colaboradores, pois garante acesso a cuidados médicos de qualidade, aliviando a preocupação com despesas imprevistas de saúde, o que pode ser decisivo na retenção de talentos.

Investir nesse benefício proporciona segurança para o colaborador e sua família, reduzindo o absenteísmo por motivos de saúde. Além de melhorar o bem-estar geral, a oferta desse benefício demonstra que a empresa valoriza seus colaboradores, fortalecendo o relacionamento com a equipe.

Plano odontológico

Apesar de frequentemente ser vista como um benefício secundário, a assistência odontológica tem muita relevância. Manter a saúde bucal em dia está diretamente ligado ao bem-estar físico e emocional do funcionário.

Esse benefício facilita o acesso a tratamentos preventivos e corretivos, como limpezas e restaurações, contribuindo para o aumento da autoestima e qualidade de vida. Ao oferecer assistência odontológica, a empresa reforça o compromisso com o cuidado integral de seus colaboradores.

Bolsas e incentivos acadêmicos

Incentivar o desenvolvimento acadêmico e profissional é uma forma de valorizar o colaborador, oferecendo a ele a oportunidade de crescer dentro da empresa.

Bolsas de estudo e reembolsos para cursos de especialização, graduação ou pós-graduação são exemplos desse benefício, que melhora as habilidades e conhecimentos do colaborador, agregando valor à empresa.

Além disso, aumenta a satisfação e retenção de talentos, pois o colaborador se sente incentivado a crescer, fortalecendo a cultura de aprendizado contínuo e inovação dentro da organização.

Auxílio home office

Com a popularização do trabalho remoto, o auxílio home office tornou-se um benefício relevante. Esse apoio pode incluir desde o reembolso para a compra de equipamentos até a cobertura de despesas com energia e internet, ajudando o colaborador a montar um ambiente de trabalho mais confortável em casa.

A oferta desse benefício auxilia em melhorias na ergonomia e infraestrutura de trabalho, aumentando a produtividade e garantindo mais conforto e satisfação ao colaborador.

Oferecer esse benefício também demonstra que a empresa está atenta às mudanças do mercado de trabalho e disposta a apoiar o colaborador, independentemente de onde ele trabalhe.

Vale cultura

O vale cultura permite que os colaboradores tenham acesso a atividades culturais, como cinema, teatro, shows e livros. Essa iniciativa contribui bastante para o bem-estar pessoal, mas também para o desenvolvimento criativo e intelectual das equipes.

Oferecer o vale cultura promove o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, proporcionando lazer e entretenimento. É uma excelente maneira de a empresa demonstrar que se preocupa com a formação integral dos colaboradores, incentivando o acesso a experiências culturais fora do ambiente de trabalho.

Oferecer benefícios corporativos são estratégias que influenciam diretamente a qualidade de vida dos colaboradores e, por consequência, a competitividade e a imagem da empresa no mercado.

Quer saber quais benefícios corporativos você pode oferecer para os seus colaboradores? Fale com um de nossos especialistas.

Seguros e benefícios BWG

BWG

BWG (Best Way Group) é um ecossistema de tecnologia de pessoas voltado para o RH e os desafios de quem trabalha com gente. O BWG oferece cinco soluções que atendem às necessidades das novas formas de trabalho, como Folha de Pagamento, Consultoria & Corretora, Agência de Comunicação Interna e Plataforma de Comunicação.

Foto de Samarony Batista

Samarony Batista

Sou um profissional de Comunicação com 15 anos de experiência, sendo 6 deles só em empresas de tecnologia SaaS B2B. Graduei-me em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas e desde então tenho trilhado uma jornada focada em criar experiências positivas que conectam empresas aos seus públicos de forma autêntica. Atualmente, sou analista de marketing no BWG. Já atuei como relações-públicas na Justiça Federal, desempenhei o papel de coordenador de comunicação no CEST, assumi funções estratégicas como analista de comunicação interna na Zenvia e Movidesk, além de ter trabalhado como Customer Success na SocialBase e gestor de eventos na UEA.
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