Principais desafios da falta de comunicação nas empresas

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Principais desafios da falta de comunicação nas empresas

Você sabe os prejuízos que a falta de comunicação nas empresas representa? Muitos gestores, por falta de atenção, podem estar pecando nesse aspecto tão importante para o sucesso do negócio.

É preciso admitir que com muitos departamentos, setores e colaboradores envolvidos, fica complicado aplicar uma comunicação eficiente, principalmente quando não há um compromisso com essa tarefa. 

Para que não haja falta de comunicação nas empresas, é necessário dedicação e um bom plano estratégico. Esse planejamento é o que fornecerá as bases para o alinhamento de todos os setores da organização.

Evitar a falta de comunicação nas empresas é especialmente importante para lidar mais rapidamente com crises e claro, evitá-las.

Mas esse processo é bem complexo e cheio de falhas, e é disso que vamos tratar neste artigo. Confira os principais desafios da falta de comunicação nas empresas e saiba como se preparar para agir e vencê-los.

Importância da comunicação nas empresas


Por que combater a falta de comunicação nas empresas é tão importante?

Claro que a comunicação sempre existiu nas empresas, porém aqui estamos falando de uma comunicação mais consciente e não aquela troca de informações entre chefe e subordinados.

No contexto atual, a comunicação interna representa uma preocupação com o capital humano, o desempenho dos colaboradores através de uma política de valorização destas pessoas. 

Cada vez mais, gestores compreendem que o capital humano é o que move uma empresa e produz os resultados. 

Consequentemente, para não perder pontos na competitividade de mercado, a empresa deve manter os colaboradores engajados, retendo talentos que farão as melhores escolhas para o negócio. 

Tudo isso está diretamente ligado a outros fatores, como a satisfação e a saúde no trabalho. Para obter o melhor desempenho e motivação dos profissionais, eles devem se sentir bem e integrados com a cultura organizacional, satisfeitos com os valores e objetivos para os quais trabalham. 

Paralelamente, a comunicação com o público externo tende a ser cada vez mais próxima, visto que os clientes buscam se conectar às marcas com as quais se identificam e procuram formas de interação com as mesmas. Por isso o Customer Success está tão valorizado.

A comunicação é a base para o crescimento de uma empresa nos dias atuais, seja fortalecendo seu ambiente interno, quanto se relacionando melhor com o público de fora.

Desafios da falta de comunicação nas empresas


Muitos líderes já têm consciência de toda essa importância e querem conquistar esse patamar satisfatório onde a
comunicação é fluída e traz resultados notáveis

Mas, da mesma forma, há aqueles que pecam em alguns pontos que se apresentam como desafios a serem vencidos. 

Vejamos então quais são os desafios mais comuns que ainda impedem a solução dos problemas de falta de comunicação nas empresas:

Integrar comunicação e estratégia


Comentamos que a comunicação hoje precisa ser estratégica para dar conta de integrar todos os departamentos e colaboradores de uma empresa.

Mais do que isso, é preciso fazer um planejamento pensado em cima das estratégias de desenvolvimento do negócio. Como sua empresa quer estar nos próximos anos? Que meios utiliza para isso? Como estabelecer uma comunicação que possa refletir esses objetivos?

É entendendo esse ponto que as ferramentas de comunicação interna poderão ser aplicadas de maneira direcionada e concreta, com um trajeto mais definido.

Estabelecer a confiança


Você já se perguntou o quão importante é a confiança dentro do ambiente de trabalho? Assim como os líderes confiam nas equipes para obter um bom desempenho, os colaboradores precisam confiar nos líderes, não só como alguém que está ali para fazer avaliações, mas alguém com quem ele poderá
aprender e se desenvolver.

A confiança não é um item que possa ser medido, mas é algo que faz toda a diferença no clima organizacional. É visível quando uma equipe se sente insegura com seu futuro na empresa, por exemplo. 

A boa notícia é que, ao combater a falta de comunicação nas empresas, os gestores também estão investindo em estímulos de confiança para seus profissionais. 

Quando líderes se preocupam em transmitir clareza e manter um diálogo mais aberto com as equipes, a confiança começa a se estabelecer e a retenção de informações deixa de ser um problema. 

Lidar com situações de crise


Um dos grandes desafios da falta de comunicação nas empresas é a dificuldade de lidar com crises.

As crises dentro de uma empresa podem acontecer por diversas razões, sejam elas ambientais, econômicas e até mesmo sociais. Elas se resumem em um cenário de incerteza e confusão.

Nesses momentos, é preciso saber agir com sabedoria e manter a transparência. Muitos gestores acabam cometendo o erro de esconder informações ou manter o silêncio, o que só piora a situação. 

A comunicação interna e uma assessoria de imprensa preparadas para momentos caóticos são essenciais para contornar o problema.

Negar a modernização


Mural de recados, caixinha de sugestões e jornal interno são ferramentas de comunicação interna que há alguns anos eram as poucas opções disponíveis para estabelecer uma ligação entre departamentos.

Nos dias de hoje, por outro lado, existem muitas outras possibilidades, apresentadas pela transformação digital. Smartphones, redes sociais corporativas, plataformas colaborativas, entre outras modernidades.

Um erro da falta de comunicação nas empresas é pensar que se adaptar a essas novidades é opcional e, na prática, faz pouca diferença. Empresas burocráticas tendem a ver esse tipo de mudança como uma barreira e acabam evitando o que naturalmente evolui para aprimorar o desempenho do negócio.

Buscar novidades, entendê-las, se adaptar a elas e evoluir é um processo que deve constantemente ser incentivado em vista de agir contra a falta de comunicação nas empresas.

 

Esses foram apenas alguns dos desafios da falta de comunicação nas empresas. Quer ler mais sobre esse assunto? Confira também 5 dicas para melhorar a comunicação entre setores.

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