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Como implementar uma avaliação de desempenho

  • 03/05/2024
  • Por Samarony Batista
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A avaliação de desempenho é um processo de gestão de pessoas que proporciona uma visão abrangente sobre o desempenho individual dos colaboradores. Por meio dessa avaliação, tanto o RH quanto as lideranças podem identificar e desenvolver as habilidades, competências e áreas de melhoria de cada pessoa. 

Os benefícios da avaliação de desempenho vão além do desenvolvimento individual dos colaboradores. Ao promover uma cultura de feedback e melhoria contínua, as empresas são capazes de aumentar sua produtividade, melhorar a qualidade do trabalho e fortalecer o engajamento da equipe. 

É importante trazer que quase 6 em cada 10 colaboradores se demitem silenciosamente, ou seja, eles se desconectam social e emocionalmente do trabalho. Isso quer dizer que, mesmo presentes, estão desengajados e sem qualquer suporte da equipe, líderes ou da empresa, é o que diz o relatório da Gallup. Esta situação poderia ser diferente caso as empresas tivessem processos de avaliação de desempenho e uma cultura de feedback bem estruturada.

Como implementar uma avaliação de desempenho em 6 passos:

Ao implementar e gerenciar processos de avaliação de desempenho, o RH e as lideranças assumem um papel importante na promoção do desenvolvimento dos talentos da empresa. As organizações têm a oportunidade de não apenas identificar as forças e fraquezas dos colaboradores, mas também de criar um ambiente propício ao desenvolvimento contínuo. 

Além disso, a utilização de tecnologias especializadas pode facilitar a análise de dados e o acompanhamento do progresso individual de cada colaborador.

Para ajudar você a implementar a avaliação de desempenho na sua empresa, trouxemos aqui cinco passos para ajudar nesse processo:

 

1. Estabeleça objetivos claros:

Antes de iniciar o processo, é fundamental estabelecer objetivos claros e alinhados com a estratégia da empresa. Determine quais são os principais aspectos que serão avaliados, como competências técnicas, habilidades comportamentais e metas individuais.

 

2. Escolha a metodologia:

Existem diversas metodologias de avaliação de desempenho, desde a tradicional por competências até modelos mais modernos baseados em feedback contínuo. Escolha a metodologia que melhor se adapte à cultura e às necessidades da sua empresa.

 

3. Prepare os colaboradores:

Antes de iniciar o processo de avaliação, é importante preparar os colaboradores para o que está por vir. Explique claramente o propósito das avaliações, como elas serão conduzidas e quais serão os benefícios para o desenvolvimento individual e organizacional.

 

4. Tenha uma ferramenta para mensurar o desempenho:

Para garantir a eficácia do processo de AD, é essencial utilizar uma ferramenta adequada para coletar, analisar e gerenciar os dados. No caso da Culture Amp, a solução oferece recursos avançados para realizar avaliações de desempenho de forma ágil e eficiente, além de fornecer insights para o desenvolvimento dos colaboradores através de relatórios intuitivos.

Material grátis: Roteiro de perguntas das maiores empresas do mundo para avaliação de desempenho →

 

5. Realize avaliações regulares:

As avaliações de desempenho devem ser realizadas de forma regular e consistente ao longo do ano, e não apenas como um evento isolado. Estabeleça um calendário claro para as avaliações e reserve tempo suficiente para que os gestores e colaboradores possam se dedicar ao processo.

 

6. Ofereça feedback construtivo:

O feedback é uma parte essencial do processo de avaliação de desempenho. As lideranças precisam se preparar para oferecer feedback construtivo, destacando tanto os pontos fortes quanto as áreas de melhoria dos colaboradores. Além disso, incentive que todos participem ativamente do processo, compartilhando suas próprias percepções e objetivos de desenvolvimento.

Como engajar os colaboradores


 

BWG

BWG (Best Way Group) é um ecossistema de tecnologia de pessoas voltado para o RH e os desafios de quem trabalha com gente. O BWG oferece cinco soluções que atendem às necessidades das novas formas de trabalho, como Folha de Pagamento, Consultoria & Corretora, Agência de Comunicação Interna e Plataforma de Comunicação.

Foto de Samarony Batista

Samarony Batista

Sou um profissional de Comunicação com 15 anos de experiência, sendo 6 deles só em empresas de tecnologia SaaS B2B. Graduei-me em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas e desde então tenho trilhado uma jornada focada em criar experiências positivas que conectam empresas aos seus públicos de forma autêntica. Atualmente, sou analista de marketing no BWG. Já atuei como relações-públicas na Justiça Federal, desempenhei o papel de coordenador de comunicação no CEST, assumi funções estratégicas como analista de comunicação interna na Zenvia e Movidesk, além de ter trabalhado como Customer Success na SocialBase e gestor de eventos na UEA.
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