Recrutamento online e como ele pode otimizar o seu RH

O RH está adquirindo moldes cada vez mais modernos, acompanhando o processo de transformação digital nas empresas. Nesse sentido, o recrutamento online é uma excelente ferramenta, principalmente se consideramos o contexto atual de home office.

Com ela, além de inovar a forma como sua empresa seleciona novos colaboradores, mostrando que o seu negócio sabe como sair dos moldes tradicionais e gerar novas oportunidades, você também economiza tempo. 

A equipe de RH será capaz de selecionar um profissional com muito mais agilidade e eficácia, visto que as etapas automatizadas facilitam a tomada de decisão, além de terem um baixo custo.

Neste artigo vamos explicar como funciona o recrutamento online e quais benefícios ele representa para a dinâmica do departamento pessoal.

Como funciona o recrutamento online?


Graças à tecnologia e a popularização da internet, não é surpresa que muitas coisas em uma empresa possam ser feitas à distância. 

O recrutamento online é mais uma delas, que naturalmente se tornou uma maneira prática, simples e acessível de preencher e se candidatar à vagas de emprego.

Contando com a ajuda de softwares, plataformas específicas, sites de emprego, formulários e até de redes sociais como o LinkedIn (voltado diretamente para a vida profissional de seus usuários), o recrutamento e seleção ficou muito mais fácil e barato.

Assim como os candidatos, as empresas hoje têm um número muito maior de opções, o que representa a oportunidade de aplicar uma triagem mais direcionada e com mais chances de encontrar o profissional ideal para determinado cargo.

Além da candidatura, o processo pode também exigir testes virtuais e até entrevistas remotas, utilizando ferramentas como Skype e Zoom, o que têm sido muito útil principalmente durante o isolamento social durante a crise da Covid-19.

Benefícios do recrutamento online


De acordo com o que vimos até aqui, o recrutamento
online é sinônimo de inovação para as empresas, mas também de adaptação às mudanças do mercado, cujo cenário tem tornado necessário o uso da tecnologia.

Leia também  RH 4.0: O que é e quais as principais tendências para 2020

Em comparação ao modelo de recrutamento e seleção tradicional, em grande parte presencial e não automatizado, os benefícios que se destacam são:

Maior poder de alcance 


Para uma empresa com um cargo vago, quanto maior for o poder de alcance da divulgação dele, melhor. Basta pensarmos que, quanto mais pessoas souberem da vaga, maiores são as chances do talento certo aparecer para ocupá-la.

Como as empresas hoje também prezam pelo fit cultural no momento da contratação de um novo profissional, não são apenas as hard e soft skills que ditam um processo seletivo. 

É preciso haver um encaixe entre os valores da empresa e do colaborador, o que nem sempre é algo fácil de se encontrar.

Além disso, a internet não impõe limites de distância. Sendo assim, se o profissional ideal estiver fora da cidade, estado ou até do país, essa não é uma condição que vai impedir que ele participe de uma entrevista ou de um teste técnico, por exemplo. 

Aumento da produtividade


A digitalização do recrutamento e seleção também impacta a produtividade do setor de Recursos Humanos. Quase tudo pode ser feito com maior flexibilidade e os resultados podem ser analisados de modo mais rápido para subsidiar decisões estratégicas.

Em um processo tradicional, por exemplo, a triagem é feita manualmente, analisando currículo por currículo. Os modernos softwares automatizam todo esse processo, selecionando apenas os profissionais competentes para as próximas etapas.

Outro exemplo é a aplicação de testes, como de perfil comportamental, que antes demoravam horas para serem analisados. Os atuais sistemas, além de permitir a realização online, geram as respostas em apenas poucos segundos.

Leia também  O que é inovação disruptiva? Saiba sua importância para o mundo dos negócios

Maior controle das etapas


O recrutamento
online também permite que a gestão de pessoas tenha mais controle sob o processo. Em outras palavras, um sistema automatizado permite definir e acompanhar prazos, padrões de qualidade, responsáveis por cada etapa e suas atribuições, assim como mensurar os resultados obtidos.

Essa vantagem também proporciona ao gestor uma visão geral e mais sistêmica de todas as etapas do recrutamento e seleção, fazendo melhorias e tornando essa demanda cada vez mais assertiva.

Fortalecimento de uma estratégia


O RH está se tornando mais
estratégico, o que significa que tomar decisões é algo que está se tornando natural nesse departamento. 

O recrutamento online também fortalece essa característica, permitindo que o gestor escolha um novo colaborador com base em informações reais e estruturadas dentro de um sistema.

Estamos falando do People Analytics, uma tecnologia de coleta, armazenamento e análise de dados referente aos candidatos, que podem ser cruzados e integrados ao planejamento geral da empresa.

Em suma, para as empresas modernas, contratar é muito mais do que um processo operacional que visa alocar uma mão de obra para cumprir com atividades mecânicas do negócio. 

Se trata de encontrar alguém que possa se conectar à organização, trazendo uma performance capaz de proporcionar os resultados já esperados.

Redução de custos


A redução de custos é um pilar quando se trata dos benefícios do recrutamento
online. Ao longo do tempo, na medida em que a busca por candidatos evoluiu, as empresas passaram a gastar menos com isso. 

Divulgar uma vaga no LinkedIn ou no site e redes sociais da empresa, por exemplo, é algo que não acarreta custo nenhum. 

Registro seguro de informações


Com as soluções digitais, a empresa pode criar um banco de talentos que agiliza muito os processos seletivos. 

Leia também  Saiba tudo sobre cultura de inovação

Nele, as informações de candidatos ficam armazenadas de maneira segura. Assim, a empresa sempre pode consultar esse acervo quando quiser. 

Sendo assim, é possível encontrar mais rapidamente um profissional que já tenha se inscrito para uma vaga anterior e que tenha potencial para ser avaliado novamente. 

Em resumo, nada de pastas lotadas em computador ou pilhas de currículos impressos que podem se perder.

Sustentabilidade


A preocupação com o meio ambiente é uma necessidade que as empresas estão, cada vez mais, se atentando. Como já comentamos, a redução do uso de papel é uma consequência muito bem-vinda no recrutamento
online.

Com os formulários web para candidaturas, a impressão e envio de currículos se tornou algo raro, o que é um ponto bastante positivo. 

Assim, mesmo que a empresa ainda tenha um processo parcialmente presencial (geralmente em suas etapas finais) o gasto com papel é mínimo, simbolizando um ganho expressivo em sustentabilidade.

 

Curtiu os benefícios do recrutamento online? Veja também como funciona o e-learning corporativo e quais suas vantagens.

× Como posso te ajudar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday