Produtividade em home office: confira 5 dicas de como aumentar a sua

produtividade em home office

Produtividade em home office: confira 5 dicas de como aumentar a sua

Um dos assuntos que mais têm ganhado espaço por conta da pandemia da Covid-19 é a produtividade em home office. Muitas pessoas têm dificuldade de se concentrar e o contexto de incerteza não contribui muito para o foco nas atividades profissionais.

Como a perspectiva é de que muitas empresas continuem com esse modelo de trabalho por um bom tempo e talvez até se adaptem permanentemente a ele, essa discussão não pode ser adiada.

É importante colocar em prática, desde já, algumas estratégias que nos ajudam a evitar as distrações e programar melhor a rotina.

Nesse artigo, vamos falar um pouco mais sobre os desafios do trabalho remoto e dar dicas infalíveis de como aumentar sua produtividade em home office. Vamos lá?

Os desafios do home office


O trabalho remoto, principalmente para quem está conhecendo ele agora, é cheio de desafios. São muitos obstáculos operacionais e emocionais que podem tirar o foco do trabalho ou contribuir com a
procrastinação.

Listamos aqui os principais deles:

Solidão


O home office significa não encontrar com os colegas de trabalho todos os dias e ter conversas descontraídas entre as demandas da rotina. 

Para quem mora sozinho, a situação é ainda mais preocupante, pois você acaba passando a maior parte do dia sem falar com ninguém. Por isso, as chamadas em vídeo são uma importante ferramenta, que ajuda o colaborador a se sentir parte de algo maior novamente.

Família


Ficar mais tempo perto da família é uma das maiores
vantagens do home office. Mas é importante saber estabelecer regras dentro desse convívio, deixando claro que o horário de trabalho deve ser respeitado.

Para aqueles que têm filhos pequenos, o desafio é ainda maior e vale a pena pensar sob uma perspectiva de equilíbrio. Inevitavelmente haverá mais pausas durante o dia, mas isso é compensado pelo tempo economizado com o trânsito, lembra?

Distrações


O trabalho remoto está cheio de distrações. Netflix, celular, animais de estimação e até a própria cama. Tudo isso acaba sendo uma tentação constante para que você deixe aquele relatório entediante e burocrático para depois, daqui a pouco, mais tarde…

Hábitos saudáveis


Trabalhando em casa, muitas pessoas colocam uma pressão excessiva em si mesmas por resultados. Isso faz com que elas acabem descuidando da própria saúde, vivendo uma dieta baseada em biscoitos e refeições prontas, deixando de lado também as atividades físicas.

Isso interfere muito no rendimento, pois o corpo se cansa mais facilmente, fica mais disperso e com dificuldade de concluir as tarefas.

Tarefas domésticas


Outro desafio do home office é conciliar o trabalho com as tarefas domésticas. Durante o dia, a louça vai acumulando na pia, a poeira em cima dos móveis… 

Pode até não parecer, mas indiretamente essa falta de organização também provoca um incômodo crescente, que atrapalha nossa produtividade.

Como aumentar a produtividade em home office


Depois de conferir essa lista de desafios, você provavelmente se identificou e está se perguntando como driblar tantos obstáculos. Essa tarefa, no entanto, não é tão difícil quanto parece.

Adotando alguns cuidados práticos, é possível ter uma produtividade consciente, ou seja, 100% focada naquilo que está sendo feito. Confira:

1. Evite trabalhar de pijama


Lembra que citamos a cama como um dos problemas? Pois é. Trabalhando de pijama, as chances de você levar o trabalho para a cama e trocar as responsabilidades pela sua série favorita acabam ficando muito maiores.

Isso não quer dizer que você precisa se vestir como quando ia trabalhar presencialmente, é claro. Escolha roupas confortáveis, mas adequadas o suficiente para que seu cérebro consiga associar que o momento não é de lazer ou descanso.

2. Tenha uma rotina estabelecida


Nada de acordar cada dia em um horário, almoçar às 15 horas e dormir cada vez mais tarde. É importante ter disciplina e estabelecer um horário para cada coisa. 

Esse ritual é importante para que o cérebro crie seu próprio ritmo, entendendo melhor que tipo de esforço você exige dele em cada momento do dia.

Isso também vai te ajudar a conciliar as tarefas domésticas com o trabalho, assim como a rotina das crianças, caso tenha filhos.

3. Organização


A organização é fundamental para a produtividade em home office. Dito isso, não trabalhe em uma mesa cheia de coisas espalhadas e não deixe roupas jogadas pela casa. 

O nosso cérebro é sensível à desordem visual, sendo assim não custa nada manter tudo em seu devido lugar.

4. Respeite as pausas


Nada de ficar horas a fio sem se levantar da mesa! Isso é muito prejudicial para o corpo e a mente. Levante-se, beba um café ou água, vá na varanda tomar um pouco de sol. 

Isso estimula o cérebro e favorece a criatividade, além de não sobrecarregar o corpo por ficar muito tempo na mesma posição.

Da mesma forma, não extrapole o horário de trabalho. Saiba sair do modo profissional ao final do dia e só voltar para ele na manhã seguinte. 

5. Pratique o autocuidado


O autocuidado vai muito além de comer bem, beber bastante água e se exercitar. Esse é o básico, mas é preciso também respeitar seus limites. Não tente ser multitarefa e arcar com muitas responsabilidades sozinho.

Saiba dividir as tarefas por prioridades e também dizer “não” quando for necessário. Assim você poderá fazer uma coisa de cada vez, com muito mais tranquilidade.

 

Essas dicas de produtividade em home office foram úteis para você? Saiba também o que é Inteligência Emocional e como ela interfere no trabalho.

Compartilhe

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.