Os indicadores de RH são índices que mensuram o desempenho da empresa e a eficácia das ações do setor de Recursos Humanos.
Assim como acontece para quaisquer setores de uma empresa, as métricas ou KPIs (Key Performance Indicators) precisam ser aplicados e contar com um acompanhamento, pois eles mantém as operações em direção aos objetivos organizacionais.
Uma vez que o setor de RH está se modernizando cada vez mais, utilizando ferramentas digitais para otimizar as atividades, é essencial definir os principais indicadores para o empreendimento, podendo assim definir uma estratégia de trabalho mais coerente.
Neste artigo vamos falar sobre alguns dos principais indicadores de RH e quais são os índices que eles são responsáveis por mensurar. Confira!
Os indicadores de RH são responsáveis por analisar e fazer projeções sobre as aplicações corporativas.
Em outras palavras, eles são essenciais para o direcionamento correto de recursos, evitando gastos equivocados. Isso tudo, é claro, além de conferir se os resultados obtidos são mesmo os que eram esperados segundo o planejamento organizacional.
Quando utilizados da forma correta, esses indicadores de RH são eficientes ao conduzirem gestores durante a tomada de decisão, permitindo uma liderança mais segura, baseada em dados e não em achismos.
Consequentemente, possíveis falhas de gestão de pessoas são minimizadas e a produtividade se mantém constante.
Além de tudo isso, apostando nos indicadores de RH corretos, o gestor será capaz de:
Para usufruir de todos os benefícios citados acima, o primeiro passo é conhecer os indicadores de RH e compreender o papel de cada um dentro de uma estratégia de gestão.
Como as métricas de RH impactam em toda a empresa, elas podem ser até mais desafiadoras que as metas gerais ou de outros setores.
Confira a lista que preparamos a seguir com esses principais indicadores de RH e suas funções na empresa:
O turnover ou rotatividade de colaboradores é um dos indicadores de RH mais importantes. Ele mensura a relação entre profissionais contratados e desligados da empresa em um determinado período de avaliação.
O objetivo é compreender se a empresa está conseguindo reter talentos e, consequentemente, se as ações de endomarketing do RH estão sendo eficazes.
O cálculo da porcentagem de turnover durante o período escolhido começa pela contabilização de rescisões involuntárias e as voluntárias ao longo do prazo em questão.
O passo seguinte é dividir esse valor pelo número médio de membros durante o mesmo período. Multiplicando o resultado por 100, você terá a porcentagem.
Lembrando que esse é um índice negativo, ou seja, quanto maior for o valor, mais preocupante é a situação.
Além de ter uma retenção de talentos ruim, esse indicador pode apontar para uma baixa atratividade em relação ao mercado, processos de recrutamento e seleção ineficazes, colabores desmotivados ou baixo fit cultural entre empresa e profissionais.
Contratar os profissionais certos é o primeiro passo para uma gestão de pessoas eficiente e, para acompanhar se de fato essa meta está sendo cumprida, é necessário aplicar um indicador que acompanhe os resultados desses processos.
Essa métrica é responsável por apontar o número de dias gastos entre a publicação de uma vaga até a contratação do novo profissional, de fato.
É importante dizer que esse indicador é muito específico para cada empresa, pois depende da metodologia de recrutamento e seleção de cada uma.
Empresas que já utilizam softwares e outras ferramentas digitais durante a seleção conseguem fazer uma filtragem de candidatos mais rápida, por exemplo.
Essa é a métrica de RH responsável por revelar ao gestor o índice de afastamentos, faltas e atrasos por parte dos colaboradores.
Dependendo dos números obtidos, a empresa pode apresentar algum problema geral de engajamento, fazendo com que os profissionais se sintam desmotivados com o trabalho e acabem buscando razões para faltar.
Se não houver um acompanhamento desse índice, é provável até que a organização comece a apresentar pedidos de demissão.
O cálculo é realizado pelo chamado fator Bradford:
F x F x D (em que F é a frequência de faltas e D é o número total de dias ausentes).
Resultados acima de 450 devem receber uma atenção maior por parte da gestão.
O retorno sobre investimento é uma métrica que também pode ser aplicada ao RH no que diz respeito aos treinamentos e ações de engajamento.
De fato, investir em treinamentos é necessário. Mas como identificar quais estão realmente trazendo melhorias para as equipes e proporcionando resultados ainda melhores?
O ROI (Return of Investment) pode ajudar a identificar gastos desnecessários.
Para isso, basta subtrair o valor do retorno obtido pelo do investimento realizado. O valor encontrado deve ser dividido novamente pelo valor do investimento e por fim, multiplicado por 100 para encontrar a porcentagem.
Quanto maior for o número obtido, maior o índice de aproveitamento dos investimentos na gestão de pessoas.
Um fator que está diretamente ligado à produtividade da empresa é a satisfação dos colaboradores com seu trabalho.
É possível mensurar se a satisfação das equipes está positiva ou negativa através de pesquisas compostas por perguntas que permitam respostas em escala de 1 a 10, por exemplo.
Feito isso, é possível gerar um índice mais específico, que é obtido através da seguinte fórmula:
{ [ ( Soma de todas as respostas ÷ 3 ) – 1 ] ÷9 } x 100
O cálculo de produtividade de departamentos se baseia no tempo, qualidade e custos necessários para que as metas dessa equipe se cumpram.
Assim como os outros indicadores de RH, ele é útil para encontrar falhas nos procedimentos internos, otimizando e aumentando a produtividade.
Gostou da nossa lista de principais indicadores de RH? Como vimos, há muitos aspectos a serem analisados pelo RH de uma empresa. Confira também como definir as melhores métricas de RH para seu negócio.
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