Exemplos de endomarketing: Veja como colocar em prática na sua empresa

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As ações de marketing interno são essenciais para manter uma equipe engajada e estimulada no ambiente de trabalho. Para esclarecer melhor que ações podem promover esse engajamento, alguns exemplos de endomarketing podem ajudar.

Afinal, muitos gestores e líderes, apesar de já entenderem a importância de uma valorização do capital humano, não sabem como aplicar o conceito de atração desse público em direção aos objetivos do negócio.

Estratégias, campanhas, ações específicas, são o segredo para uma performance mais produtiva.

Se você também não sabe como tornar realidade todo esse ideal que tanto se mostra importante no mundo dos negócios, este artigo vai te ajudar.

Preparamos exemplos de endomarketing para que você possa analisar e identificar que tipo de ação pode funcionar melhor para seus colaboradores.

Endomarketing: o que significa?


O
endomarketing  é, como dissemos, um tipo de marketing interno. É uma estratégia de gestão de pessoas que une a área de recursos humanos com marketing

Suas ações são voltadas para o ambiente interno de uma empresa, para a atração e engajamento dos colaboradores, especialmente.

O departamento de RH é o que fica responsável por levantar e entender as necessidades do perfil de colaborador, os problemas que surgem ao longo das atividades e todo o clima organizacional. 

Articulando esses dados levantados com o departamento de marketing, é possível pensar em propostas de ações reais que vão levar a resultados interessantes e verdadeiramente significativos para o desempenho da empresa.

Mais adiante, com os exemplos de endomarketing que vamos listar, você poderá visualizar com mais clareza que ações são essas, afinal.

Qual a importância do endomarketing?


Por algum momento você já avaliou o quanto a visão do público interno pode afetar a imagem da marca lá fora?

Sim, os clientes externos de uma marca são influenciados pelos profissionais que trabalham nela. 

Principalmente quando percebem que um funcionário está satisfeito com o tratamento que recebe lá dentro, com o compromisso e responsabilidade que vivencia em seu local de trabalho.

Um funcionário consegue vender muito mais o produto quando o conhece realmente e, acima de tudo, acredita no que está vendendo. A ligação entre colaborador e empresa também é um fator de sucesso dos negócios.

Além de trabalhar para que o público externo tenha um olhar positivo sobre a empresa, o endomarketing retém talentos, melhora a qualidade de vida no trabalho e aumenta a produtividade.

Exemplos de endomarketing


Antes de partirmos para os exemplos de
endomarketing, é importante dizer que não há uma fórmula padrão que garantirá o sucesso da sua estratégia.

Isso acontece porque existem variáveis no processo, que incluem os objetivos da empresa, o perfil de colaborador interno e a cultura organizacional, para citar alguns.

Os exemp só terão o desempenho esperado se estiverem, ainda,los de ações e campanhas de endomarketing alinhados com uma estratégia de comunicação interna eficaz, um RH mais estratégico e capacitações e treinamentos de lideranças em dia.

Tenha isso em mente antes de aplicar quaisquer um destes exemplos de endomarketing.

Alinhamento estratégico


O alinhamento estratégico se baseia na propagação das
regras de compliance e na sintonização de todos os componentes de uma empresa em busca do mesmo objetivo.

Para isso, as ferramentas de comunicação interna são exploradas, visando propagar as informações que são importantes para o negócio em todo o ambiente de trabalho.

Exemplos de endomarketing para o alinhamento estratégico são as dinâmicas de grupo, comemorações e eventos corporativos, que atuam aproximando o corpo de colaboradores, líderes e gestores, valorizando as conquistas internas (e também as individuais!) de maneira coletiva e integrada.

Branding interno


O branding interno ou endobranding é um dos exemplos de
endomarketing que visa fortalecer a identidade da empresa, ou seja, o pensamento que se associa à marca.

Utilizando uma identidade visual estrategicamente elaborada, os colaboradores aos poucos começam a construir uma imagem positiva da empresa.

Para isso, eles precisam ter um conhecimento aprofundado sobre os aspectos de missão, visão e valores do negócio, elementos que compõe uma cultura organizacional forte.

Elaborar materiais que divulguem esses ideais, apontando as características inovadoras da empresa e que as diferenciam da concorrência, é muito eficaz.

Exemplos de endomarketing mais específicos deste gênero são também os depoimentos de colaboradores mais antigos ou que se realizaram profissionalmente com a ajuda da marca.

Divulgar esses relatos é uma forma de fazer com que outros funcionários se sintam empoderados e satisfeitos por atuarem ali.

Esse tipo de material pode veicular por meio de TV corporativa, mídia indoor ou redes sociais. O importante é que seja articulado de uma forma natural e leve, gerando orgulho e identificação entre as equipes, sem parecer nada forçado e montado demais.

Transparência


A transparência é mais do que uma ação de
endomarketing, é um ideal. 

Ela é o que permite que cada colaborador chegue ao trabalho consciente de seu papel, da sua importância para o desenvolvimento da empresa.

Exemplos de endomarketing que fortalecem a transparência interna são a adoção de uma cultura de feedback e a valorização das opiniões dos profissionais de todos os níveis hierárquicos.

Ou seja, além de estabelecer que gestores devem constantemente oferecer um retorno sobre o desempenho de suas equipes, a empresa incentiva que as equipes também apontem suas impressões sobre a empresa.

Assim, a avaliação de desempenho se torna mais vertical, beneficiando todos os membros da empresa.

Benefícios criativos


Além dos benefícios tradicionais oferecidos pelas empresas, como vales alimentação, refeição e transporte, plano de saúde, entre outros, a
criatividade também faz toda a diferença.

Exemplos de endomarketing muito criativos nesse aspecto são os descontos especiais em produtos da marca, atividades surpresa, sobremesas no horário do almoço, entre outras.

O essencial é transmitir, de alguma forma, que as pessoas que trabalham na sua empresa são importantes.

Os benefícios são um fatores de motivação e descontração na rotina, por isso invista neles e em sua divulgação.

Saúde e bem-estar


Ações de conscientização sobre
saúde e segurança também são exemplos de endomarketing

Procure garantir a segurança do trabalho, utilizando os canais de comunicação para conscientizar sobre a importância do bem-estar físico e psicológico de seus colaboradores.

Desenvolva materiais de divulgação que fortaleçam campanhas sazonais como Outubro Rosa e Novembro Azul, além de incentivar o acompanhamento psicológico e promover atividades fora da jornada de trabalho que ajudem a amenizar o estresse e ansiedade, como caminhadas em grupo ou passeios de bicicleta, por exemplo.

Crescimento profissional


Workshops
, seminários e treinamentos são exemplos de endomarketing, pois mostram ao colaborador que a empresa se preocupa com o seu desenvolvimento profissional e crescimento na carreira.

Sua empresa pode também, por exemplo, incentivar o estudo ao oferecer bolsas e descontos em instituições de ensino parceiras. 

Outra ação positiva é estimular a leitura entre os colaboradores, criando um clube do livro para que possam opinar sobre diferentes conteúdos.

 

Estes foram alguns exemplos de endomarketing muito eficazes para engajar colaboradores. Lembre-se que a estratégia depende muito do perfil de cada empresa. Quer saber quais dessas são ideais para atingir o seu público interno? Saiba mais sobre como podemos te ajudar.

BWG

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