Benefícios do home office: Saiba como aproveitá-los durante a quarentena

benefícios do home office

Benefícios do home office: Saiba como aproveitá-los durante a quarentena

Com a pandemia do novo coronavírus, as empresas tiveram que se adaptar a uma rotina de trabalho em casa, seja geral ou em alguns setores. Mas você sabe quais são os benefícios do home office?

As mudanças estão sendo muito radicais para as empresas que não estão acostumadas com o trabalho remoto. De fato, o trabalho em casa remete a novos desafios, que para muitos profissionais ainda eram desconhecidos.

Estamos falando, é claro, da necessidade de controlar as demandas, estabelecer horários e não se deixar levar pelas distrações.

Neste artigo vamos falar sobre os benefícios do home office e sobre como você e sua equipe podem aproveitar esse momento de crise para continuar com a produtividade em alta, além de experimentar uma nova rotina de trabalho.

O que é o home office?


O
home office é, em tradução literal, um escritório em casa. Mas na prática, o trabalho remoto pode ser executado de qualquer lugar, basta um computador com acesso a uma conexão de internet de qualidade, estável.

Em outras palavras, é uma forma de trabalho alternativa ao escritório, também sendo conhecida como trabalho à distância ou trabalho portátil, por exemplo.

Essa modalidade está sendo cada vez mais adotada como estratégia pelas empresas. O home office é conhecido, inclusive, como o modelo de trabalho do futuro. 

No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os últimos anos mostram uma evolução considerável da prática no país, principalmente nos dois últimos anos:

  • queda de 2,1% entre 2012 e 2014;
  • aumento de 7,3% em 2015;
  • queda de de 2,2% em 2016;
  •  aumento de 21,1% em 2017 e 2018

 

Ou seja, em comparação com o ano 2012, houve uma alta de 44,4% só até 2018. As razões para que esse número seja tão expressivo consideram um conjunto de fatores, como:

  • A transformação digital e o processo inevitável no qual as empresas precisam começar a encarar a tecnologia como forma de otimizar o trabalho, assim como inovar e agilizar as operações;
  • A mudança do comportamento em sociedade e, principalmente, da visão que gestores têm de seu capital humano, entendendo que os benefícios do home office se relacionam diretamente com o bem-estar de seus colaboradores;
  • O incentivo legal ao modelo, dado pela Reforma Trabalhista de 2017, que definiu as diretrizes que regulamentam o trabalho remoto.

Com a crise do COVID-19, muitas empresas tiveram que recorrer ao home office por conta da necessidade do isolamento social. Graças às facilidades proporcionadas pela tecnologia, é possível seguir com projetos e realizar reuniões por videoconferência, por exemplo.

Previsões apontam que a medida emergencial, no entanto, deverá estender seus efeitos para além da crise

Conhecendo os benefícios do home office, tudo indica que empresas deverão adotar a mudança em toda sua cultura organizacional, promovendo um crescimento de 30% do trabalho remoto após a estabilização da pandemia.

Essa projeção se dá com base nos benefícios do home office, que passam a ser percebidos por mais e mais empresas, principalmente em um momento como esse.

Benefícios do home office durante a quarentena


Ainda que, como vimos, o trabalho remoto esteja em ascensão, muitas pessoas ainda têm receio de adotá-lo. 

Sejam gestores, que acreditam que essa forma de trabalho pode não funcionar para sua equipe, sejam colaboradores, que temem não serem tão produtivos e atentos aderindo a ela. 

Como a quarentena é essencial para o combate à COVID-19, o melhor a se fazer é focar nos benefícios do home office, entendendo como ele ajuda a se ajustar ao momento atual, além de, como mostram as projeções, descobrir oportunidades para o negócio.

Vejamos quais benefícios são esses:

Continuidade das operações


Um dos maiores benefícios do
home office em tempos de quarentena é, sem dúvidas, a possibilidade de manter o trabalho em dia mesmo com uma equipe separada.

Já imaginou como seria se essa possibilidade sequer existisse? A crise, sem dúvidas, seria muito maior. 

Mais do que dar seguimento a projetos e ideias, o home office permite manter o contato profissional com colaboradores e clientes, mostrando o compromisso da gestão para com suas responsabilidades.

Adesão à uma cultura de mobilidade


Se sua empresa tinha algum receio em adotar o
home office, ou até planejava inserí-lo no negócio, mas acabava sempre deixando para depois, o momento é agora.

Aderir à mobilidade significa incluir a empresa em um fluxo de inovação que é inevitável nos dias de hoje. Empresas engessadas e que se recusam a mudar acabam sendo deixadas de lado.

A flexibilização dos processos e equipes é um dos benefícios do home office. Então por que não aproveitá-lo, absorvendo o máximo de aprendizado sobre essa cultura?

Fortalecimento da confiança


Muita gente pensa que trabalho remoto é sinônimo de colaborador improdutivo, que faz “corpo mole”. Essa é umas principais causas de resistência ao
home office por parte de alguns gestores.

Por outro lado, é possível enxergar um benefício muito importante nesse mesmo aspecto: o fortalecimento da confiança entre gestão e equipes.

Empresas que reconhecem a importância de um relacionamento transparente e que prezam pela confiança, seja com colaboradores, clientes ou parceiros, tendem a utilizar esse momento  de isolamento social de uma forma muito mais estratégia e proveitosa.

A forma como você vai gerenciar pessoas durante esse período pode mostrar a elas o quanto você acredita no potencial de trabalho delas. Isso, sem dúvidas, fará com que elas admirem ainda mais a sua liderança, ficando cada vez mais ligadas aos valores da empresa.

Em outras palavras, por que não utilizar esse momento para fortalecer relações e reter talentos?

Redução do estresse e da ansiedade


A redução do estresse e da
ansiedade é um tópico que não poderia ficar de fora dessa lista, principalmente porque é um dos benefícios do home office (principalmente durante a quarentena) que está ligado a diversas ações rotineiras prazerosas.

Por exemplo, aquele tempo precioso gasto no trajeto entre casa e escritório, simplesmente está suspenso. Trânsito caótico, transporte público lotado e poluição auditiva logo cedo são coisas com que nem você, nem sua equipe, terão com que se preocupar.

O melhor de tudo é poder utilizar esse tempo para dormir mais um pouco, guardando as energias para um trabalho mais focado e produtivo.

Outra vantagem é a possibilidade de poder aproveitar mais tempo com a família (respeitando os momentos de trabalho, é claro) e até trabalhar com o seu bichinho deitado aos seus pés.

Trabalhar com roupas mais confortáveis, sem sapatos fechados, ouvindo suas músicas favoritas ou até mesmo fazendo aquela pausa para curtir o processo de preparar sua própria comida.

Estes são pequenos prazeres diários proporcionados pelo home office, que amenizam consideravelmente o estresse e ansiedade provocados pela rotina convencional.

 

Gostou das nossas dicas de benefícios do home office para aproveitar nessa quarentena? Confira também algumas dicas de como manter sua equipe motivada durante esse período.

Compartilhe

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.