Soluções digitais: 4 exemplos que viabilizam o RH remoto

soluções digitais

Soluções digitais: 4 exemplos que viabilizam o RH remoto

Soluções digitais são ferramentas tecnológicas que otimizam o trabalho dentro de uma empresa. Assim como para diversos setores corporativos, elas podem permitir a continuidade do trabalho mesmo remotamente.

A adoção desse tipo de ferramenta caracteriza o momento atual do mercado empresarial, que está transformando a área de recursos humanos, conferindo a ela um novo perfil de atuação.

Os novos modelos de negócio, a disputa por talentos, a necessidade da gestão de compliance e as alterações na dinâmica de trabalho que caracterizam o futuro do trabalho, entre outros aspectos, demandam que as empresas inovem em suas atividades internas.

Estratégia é a chave para o bom desempenho e a tecnologia é uma forte aliada na aplicação dela.

Neste artigo, você vai conferir as razões pelas quais as soluções digitais são tão importantes e como elas auxiliam o RH quando é preciso dar continuidade ao trabalho de forma remota.

O que são soluções digitais?


As soluções digitais são todas as ferramentas e estratégias que adotam a tecnologia como forma de
inovar e aprimorar processos dentro das empresas.

Elas são fruto da transformação digital, que inundou o mundo com aparelhos, softwares, sensores e outros tipos de tecnologia que conectam objetos, pessoas, atividades e interesses.

Por conta dessas soluções digitais, toda a dinâmica empresarial muda, revelando novos objetivos.

Entre eles, podemos citar alguns como a busca por proporcionar experiências ainda mais personalizadas e inesquecíveis para clientes, fidelizando ainda mais o público alvo, humanizando o capital humano e engajando colaboradores, aumentando a produtividade e reduzindo custos.

Qual a importância de utilizar soluções digitais?


Como dissemos, as soluções digitais são um reflexo direto do processo de transformação digital. Esse processo não é opcional para as empresas, mas necessário.

Aquelas que não se adaptarem o quanto antes vão acabar perdendo espaço no mercado, pois não apenas as operações, mas as pessoas exigem essa adaptação. 

A sociedade já está dependente da tecnologia e das facilidades que ela proporciona, o público já não se convence tão facilmente e tem disponível, na ponta dos dedos, um volume imenso de informações para consumir, comparar, avaliar e opinar.

Mais do que isso, o trabalho remoto ou home office está conquistando cada vez mais espaço.

Isso acontece tanto por sua capacidade de reduzir custos, quanto por possibilitar uma jornada de trabalho mais flexível para os colaboradores, o que é uma estratégia para extrair o melhor desempenho desses profissionais.

Com a pandemia provocada pela COVID-19, notou-se que ser uma empresa adaptada a soluções digitais é uma necessidade, para se estar preparado mesmo para momentos de crise que dificultam a continuidade do trabalho.

Com a pandemia, o processo de transformação digital se acelerou, evidenciando que as soluções digitais tendem a ser cada vez mais incorporadas às rotinas, tanto dentro quanto fora das empresas.

Ou seja, aderir às soluções digitais é importante para que a empresa se mantenha competitiva, se adeque ao perfil flexível de jornada de trabalho e se previna contra crises.

Soluções digitais para o RH remoto


As soluções digitais para o RH representam um
leque de possibilidades. Para empresas que adotam uma cultura de inovação e pensam fora da caixa, essa área pode ser muito beneficiada.

Elas permitem que o trabalho possa ser realizado de qualquer lugar, mantendo a qualidade e otimizando o tempo.

Veja 4 soluções digitais essenciais para um RH remoto:

1. Recrutamento digital


Nos dias atuais o recrutamento digital já é queridinho de muitas empresas. 

Em tempos de pandemia, de fato ele se apresentou como a salvação para alguns processos de recrutamento e seleção que estavam em andamento, mas a verdade é que ele já muito utilizado, ainda que parcialmente, na maioria das empresas.

Os testes de perfil online são adotados nas primeiras etapas dos processos seletivos e agilizam o trabalho, além de indicarem os candidatos com o fit cultural mais forte com a empresa em questão.

As entrevistas por videochamada permitem que todo o processo seja realizado remotamente, graças à ferramentas gratuitas como Skype e Google Hangouts.

2. Tecnologia mobile


A tecnologia mobile não poderia ser desconsiderada, sendo uma das soluções digitais que mais facilitam o trabalho à distância.

Afinal, através dos aplicativos de telefone podemos compartilhar arquivos, fazer chamadas, enviar mensagens, acessar informações, realizar atendimentos, entre outras diversas atividades.

Essa facilidade permite que equipes e gestão estejam em constante contato, tudo em uma incrível velocidade.

Se esse benefícios já são bem-vindos no dia a dia presencial em uma empresa, remotamente eles são a garantia de que as operações podem prosseguir em funcionamento.

3. Inteligência Artificial (IA)


Quando mais a tecnologia se insere dentro das empresas, mais os gestores percebem que a valorização das pessoas é o caminho para manter a produtividade, já que são os profissionais que farão uso delas.

Junto a isso, se fortalece a proposta de utilizar as ferramentas tecnológicas como forma de automatizar processos operacionais, permitindo que o RH se torne mais estratégico.

Os chatbots, por exemplo, podem ser utilizados na resolução de demandas corriqueiras, como respostas automáticas que fornecem informações do RH para os colaboradores da empresa. 

Iniciativas como essa deixam a equipe de RH com mais tempo para administrar outros aspectos importantes que demandam total atenção, principalmente em um cenário de crise.

4. Sistemas de gestão à distância


Uma empresa que se propõe a estar preparada para o trabalho remoto e que busca soluções digitais que viabilizem essa experiência para o RH precisa, inevitavelmente, implementar sistemas de gestão à distância.

Por essa razão, trabalhar com toneladas de papel ou manter arquivos em uma pasta de computador na empresa não é mais uma opção inteligente.

A tecnologia certa permite que todos os dados de colaboradores sejam acessados remotamente, acompanhando indicadores, realizando operações de folha de pagamento e, consequentemente, mantendo a produtividade.

 

Como vimos, soluções digitais flexibilizam o trabalho e até previnem a interrupção das atividades de uma empresa em tempos de crise. O BWG tem a solução ideal para que sua equipe de RH realize a gestão de folha de pagamento com autonomia e eficiência, mesmo à distância.

Compartilhe

Deixe seu e-mail e receba antes o nosso conteúdo.